quarta-feira, 19 de maio de 2010

“Dia da Europa – 9 de Maio”




 
A Comemoração do Dia da Europa, que decorreu na sede do Agrupamento de Escolas de Mortágua entre os dias de 5 e 7 de Maio de 2010, cuja organização esteve a cargo do Departamento das Ciências Sociais e Humanas, teve como principais objectivos assinalar o "Dia da Europa", valorizando e mobilizando saberes culturais para uma melhor compreensão do espaço europeu.
O dia 5 de Maio ficou marcado pela Sessão de Abertura, no polivalente da Escola, com a leitura de um texto sobre a União Europeia, pela aluna Suse Silva, do 7.º A, e com um Momento Musical - a audição do Hino da Europa, "Hino da Alegria", executado pelos alunos de Educação Musical.
De seguida, a Directora do Agrupamento de Escolas saudou a iniciativa e realçou a importância desta data histórica.
Seguiu-se a inauguração da Exposição
"O Dia da Europa", que incluía:
- Trabalhos elaborados pelos alunos das turmas do 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade, reproduzindo a pesquisa sobre diversas temáticas como dados geográficos, históricos, culturais e gastronómicos, dos 27 países que integram a União Europeia;
- Documentação cedida pelo Centro de Recursos da União Europeia e pela Europe Direct;
- Exposição de bonecas, postais, livros, objectos de alguns países.
Com todo o material disponível, foi possível aprontar um espaço digno dos olhares mais curiosos e da efeméride em comemoração. A informação abarcou aspectos como instituições, lemas e objectivos dos países-membros, alargamentos, programas, projectos e funcionamento desta gigantesca organização europeia, que em muito ultrapassa as suas fronteiras físicas.
A sessão encerrou com a apresentação e prova de três bolos, decorados com a simbologia da bandeira da U. E. e de Portugal, a toda a comunidade educativa.
Nos dias 6 e 7 de Maio destacaram-se as seguintes actividades:
- Visitas guiadas às exposições;
- Visualização de power points sobre a União Europeia, no auditório da escola;
- Jogos interactivos, disponíveis na Biblioteca Escolar.
A Comemoração do Dia da Europa culminou um momento único, na tarde do dia 6, pelas 15h 45m:
- A degustação da gastronomia típica dos países da União Europeia. As diferentes iguarias foram saboreadas por toda a comunidade educativa, numa oportunidade ímpar e memorável de se deliciarem com os manjares da Europa, que rapidamente foram devorados pelos participantes do evento, num verdadeiro clima de festa, uma espécie de "aula ao vivo", que teimava em não terminar…
Gostaríamos de referir que a concretização desta louvável iniciativa só foi possível graças ao apoio incondicional da Direcção da Escola, que deu o parecer favorável a todas as actividades.
Manifestamos igualmente o nosso agradecimento a todas as pessoas (professores, alunos e pessoal não docente) por toda a ajuda proporcionada, designadamente cedendo objectos para a exposição, ajudando na montagem e decoração da Exposição. Realçamos a colaboração preciosa das Professoras de Educação Musical e de Educação Tecnológica e das responsáveis do Centro de Ocupação dos Jovens.
A avaliação da actividade foi feita de forma informal, através da auscultação de alunos, professores e outros membros da comunidade escolar. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pelo que é de considerar que os objectivos foram amplamente conseguidos.
Das opiniões tecidas, é de concluir que todo o esforço e empenhamento valem a pena quando o que está à prova é a Educação num sentido mais lato.

 
Professoras Helena Gonçalves, Elisabete Oliveira e Conceição Janeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário