quarta-feira, 19 de maio de 2010


Visita de estudo ao Planalto Beirão e à Central Termoeléctrica de Mortágua


No dia 23 de Fevereiro os alunos do 8º ano de escolaridade deslocaram-se de autocarro ao planalto Beirão e à Central Termoeléctrica de Mortágua.
Saímos da escola por volta das 9h e partimos em direcção ao Planalto Beirão – Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, em Tondela. Lá fomos muito bem recebidos pela senhora Lusitana, que nos guiou ao longo da visita. Iniciámos a visita de autocarro percorrendo um circuito que nos levou ao aterro, à Etar, "Parque dos monstros" e ainda observamos um edifício em construção onde será feita a compostagem, a partir dos resíduos orgânicos, para utilizar como fertilizante. A nossa guia referiu também que estava prevista a construção de uma central térmica de produção de energia eléctrica, a partir do biogás libertado no aterro. Após a visita de autocarro deslocamo-nos ao centro de triagem onde podemos observar a separação do lixo e a sua compactação para posterior valorização.
    No final da manhã partimos em direcção ao recém inaugurado Parque da Cidade de Tondela, onde almoçamos e também nos divertimos, num espaço muito agradável.
    Por volta das 14h partimos em direcção à Central Termoeléctrica de Mortágua, onde, mais uma vez fomos bem recebidos por um funcionário, sr. Hugo. A visita guiada trouxe-nos uma nova ideia sobre as energias renováveis, neste caso utilizando como combustível os resíduos florestais, Biomassa.
    Para terminar o dia em grande dirigimo-nos para o Parque Verde de Mortágua, onde lanchámos, aplicámos os conhecimentos através de um jogo didáctico, e no final as nossas professoras premiaram-nos com um delicioso chocolate.
                                Texto elaborado por alunos do 8º ano

 

Aterro sanitário



 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário